sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Artrite reumatóide


A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória sistémica crónica de causa desconhecida. O sinal mais frequente desta condição é a poliartrite simétrica persistente (sinovite), que afecta sobretudo asa articulações das mãos e pés, embora qualquer articulação revestida por uma membrana sinovial possa estar envolvida. O envolvimento de órgãos extra-articulares como a pele, coração, pulmões e olhos pode ser significativo.
Pensa-se que a AR é uma doença auto-imune, ou seja, normalmente o sistema imunológico produz anticorpos para atacar bactérias, vírus e outros germes. Em pessoas com doenças auto-imunes, o sistema imunológico produz anticorpos contra os tecidos do próprio corpo. Ainda não é clara a razão porque isso acontece, no entanto sabe-se que algumas pessoas têm uma maior tendência a desenvolver doenças auto-imunes.
Em pessoas com AR, os anticorpos formados atacam a membrana sinovial (tecido que envolve cada articulação). Isto causa uma inflamação em torno de articulações afectadas. Ao longo do tempo, a inflamação pode danificar a articulação, a cartilagem, e partes do osso próximo à articulação.
Cerca de 1 em cada 100 pessoas desenvolve AR em alguma fase da sua vida. Pode acontecer a qualquer um e em qualquer idade, mas é mais frequente entre os 40 e 60 anos. Não é uma doença hereditária, e é cerca de três vezes mais comum em mulheres que em homens.
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor e rigidez das articulações afectadas. A rigidez é geralmente pior nas primeiras horas da manhã, ou depois de estar um pouco parado.
  • Inchaço ao redor das articulações afectadas.

Outros sintomas, não relacionados com as articulações, podem ocorrer:
  • Pequenos nódulos indolores desenvolvem-se em cerca de 1 em cada 4 casos. Estes ocorrem geralmente na pele sobre os cotovelos e antebraços, mas geralmente não causam dor.
  • Pode ocorrer inflamação ao redor tendões. Isso ocorre porque o tecido que cobre os tendões é semelhante à membrana sinovial ao redor das articulações.
  • Anemia e cansaço são comuns.
  • Febre, mal-estar, perda de peso e dores musculares por vezes ocorrem.
  • Em alguns casos, a inflamação desenvolve-se em outras partes do corpo, tais como os pulmões, coração, vasos sanguíneos, ou olhos. Isso é incomum, mas se ocorrer pode causar diversos sintomas e problemas que às vezes são graves.

Na maioria dos casos os sintomas desenvolvem-se gradualmente - ao longo de várias semanas. Normalmente, pode primeiro desenvolver rigidez nas mãos, punhos ou solas dos pés na parte da manhã, e que alivia por volta da hora de almoço. Isto pode desaparecer e voltar a aparecer mais tarde, mas com o tempo irá tornando-se mais frequente. Nessa altura pode, então, notar alguma dor e inchaço nas articulações. A gravidade da AR pode variar muito de pessoa para pessoa. Geralmente é uma condição crónica recidivante. Crónica significa que é persistente. Recidiva significa que tem períodos com sintomas (recidivas), e outros em que não tem quaisquer sintomas.
O diagnóstico da AR nem sempre é fácil, pois existem várias outras causas de dor nas articulações. Para além disso não há nenhum teste que diagnostique precocemente AR com 100% de certeza. No entanto, a AR pode ser diagnosticada com um bom grau de certeza com base na seguinte combinação de factores:
Presença dos sintomas típicos - como descrito acima.
Um exame de sangue. O teste comum é para verificar se há uma proteína no sangue chamada "factor reumatóide". Este está presente em cerca de 2 em cada 3 pessoas com AR. No entanto, cerca de 1 em cada 20 da população normal tem factor reumatóide. Além disso, algumas pessoas com AR não tem factor reumatóide, assim, um factor reumatóide positivo é sugestivo de RA, mas não conclusivo. Um teste mais recentemente desenvolvido detecta a presença de um anticorpo para uma substância chamada peptídeo citrulinado cíclico (PCC) numa amostra de sangue. Este parece ser mais específico do que o factor reumatóide no diagnóstico da AR.
Raio-X das mãos ou dos pés pode ser feito. Estes podem mostrar os danos característicos das articulações, que são típicos da AR.
-->

Tratamento

Ainda não há cura para a AR. No entanto, os tratamentos podem fazer uma grande diferença na redução dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. Os principais objectivos do tratamento são:
Diminuir a actividade da doença, tanto quanto possível, de modo a prevenir as lesões articulares, na medida do possível.
Medicação anti-reumática de acção lenta: aliviam os sintomas, e também reduzem o efeito prejudicial da doença sobre as articulações. Eles trabalham, bloqueando o processo inflamatório que se desenvolve nas articulações. Incluem: metotrexato, sulfassalazina, penicilamina, leflunomida, hidroxicloroquina, azatioprina, ciclosporina e micofenolato de mofetil (MMF). A prescrição precoce destes medicamentos tem melhorado o prognóstico para muitas pessoas com AR.
Fármacos anti-TNF-alfa: Estes medicamentos foram introduzidos mais recentemente. O produto químico TNF-alfa tem um papel importante no processo de inflamatório em articulações na AR. Bloquear o efeito do TNF-alfa tem demonstrado reduzir os danos às articulações, e reduzir os sintomas. Incluem: etanercepte, infliximab, adalimumab e pegol. Estes medicamentos são por vezes chamados de "moduladores de citocinas" ou "anticorpos monoclonais" ou "terapêutica biológica". Um problema com esta terapêutica é que precisa ser administrada por injecção.
Outros fármacos que suprimem a actividade da doença: Um medicamento chamado rituximabe também pode ser uma opção. Este é um outro tipo de anticorpo monoclonal que suprime uma parte do sistema imunológico que está envolvido na AR.
Reduzir a dor e rigidez nas articulações afectadas, tanto quanto possível.
Enquanto a medicação anti-reumática de acção lenta não actuar, poderá precisar de tratamento que alivie os sintomas. Durante as recidivas de inflamação, o descanso das articulações afectadas ajuda a aliviar a dor.
Talas de descanso do punho, calçado apropriado, massagem suave, ou aplicação de calor também podem ajudar. Normalmente nestes casos podem ser aconselhados pelo seu médico anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos.
Minimizar qualquer deficiência causada pela dor, dano articular, ou deformidade.
Na medida do possível, deve tentar manter-se activo. Os músculos em torno das articulações ficarão fracos se não forem usados. O exercício regular pode também ajudar a reduzir a dor e melhorar a função articular. A natação é uma boa maneira de exercitar os músculos sem forçar demais as articulações.
Um fisioterapeuta pode aconselhar sobre exercícios para manter os músculos em torno das articulações móveis e o mais fortes possível. Também lhe podem aconselhar sobre talas para ajudar a posicionar uma articulação em especial, se necessário.
Se desenvolver uma deformidade articular grave então a cirurgia de correcção pode ser uma opção. Nos casos mais avançados, a substituição da articulação por uma prótese é a melhor opção.
Tratar outros sintomas da doença se desenvolver.
Como mencionado anteriormente, por vezes as pessoas com AR desenvolvem inflamação em outras partes do corpo como os pulmões, coração, vasos sanguíneos, ou olhos. Além disso, podem desenvolver anemia. Vários tratamentos podem ser necessários para tratar estes problemas se eles ocorrerem.
Reduzir o risco de desenvolver condições associadas, como doenças cardiovasculares ou osteoporose.
As pessoas com AR têm um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares (por exemplo, angina de peito, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral), osteoporose e infecções. Portanto, deve aconselhar-se com o seu médico e fazer o que puder para reduzir o risco destas situações.

As perspectivas em relação às lesões articulares são talvez melhores do que muitas pessoas imaginam.
Cerca de 2 em cada 10 pessoas com AR tem uma forma relativamente leve da doença, e pode continuar com as suas actividades por muitos anos após os primeiros sintomas.
Cerca de 1 em cada 10 pessoas com AR se torna gravemente incapacitada.
Cerca de 7 em 10 representam os casos intermédios, com diferentes graus de dificuldades e incapacidades. A maioria terá que modificar o seu estilo de vida, até certo ponto, no entanto, com as devidas adaptações, pode esperar ter uma vida plena.

Exercícios terapêuticos para a artrite reumatóide

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação da artrite reumatóide, dependendo da fase evolutiva em que o paciente se encontra. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.


 Propriocepção do punho
Agarrando uma bola na mão, faça movimentos circulares com o punho enquanto pressiona a bola.
Repita entre 20 e 30 movimentos, desde que não desperte nenhum sintoma.



















Fortalecimento dos quadricípites
Em pé, com a região lombar apoiada na bola e os pés ligeiramente afastados. Dobre os joelhos, mantendo as costas alinhadas. Suba lentamente para a posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




 Alongamento da cadeia posterior
Sentado, com os braços atrás da cadeira, estique lentamente a perna puxando a ponta do pé para si. Mantenha a posição durante 8 segundos. Repita com a outra perna.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


  
Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.
-->

Sem comentários:

Enviar um comentário