sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Massagem Terapêutica - O que você sempre quis saber!


 Muitas pessoas associam massagens a férias ou spas, considerando-as um luxo. Mas a investigação científica tem vindo a sugerir que esta antiga forma de cura através do toque pode ser mais do que uma indulgência, pode ajudar a melhorar a sua saúde.

Na massagem terapêutica usam-se os dedos, mãos, antebraços e cotovelos para manipular os músculos e outros tecidos moles do corpo. Variações na intensidade e técnica originam diferentes tipos de massagem, incluindo massagem desportiva, massagem sueca e massagem dos tecidos profundos.

Na massagem sueca, o objetivo é ter uma abrangência geral dos tecidos, e o terapeuta pode usar movimentos longos, profundos, circulares, vibração e/ou tapotement. Com uma massagem profunda, o objetivo é mais direcionado, com o terapeuta a trabalhar em áreas específicas de dor. Essas áreas podem ter contracturas musculares ou serem locais de restrição na mobilidade dos tecidos.

Algumas razões comuns para receber uma massagem são:
  • ·         Para alivio de dor,
  • ·         Tratamento de lesões esportivas,
  • ·         Reduzir o stress, relaxar, aliviar a ansiedade ou depressão,
  • ·         Ajuda do bem-estar geral.

Infelizmente, a evidência científica sobre a massagem terapêutica ainda é limitada. Investigadores estão ativamente a tentar entender exatamente como a massagem funciona, qual é a melhor “dose”, e como pode ajudar em condições específicas de saúde. Alguns benefícios positivos têm já sido relatados.

"A Massagem terapêutica tem revelado efeitos positivos no relaxamento do sistema nervoso, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial. As hormonas responsáveis por níveis de stress e dor elevados, são também diminuidas pela massagem, reduzindo assim a dor e melhorando a função imunológica, "diz o Dr. Tiffany Field, que lidera o Touch Research Institute da University of Miami Medical School. Grande parte da sua pesquisa centra-se na importância da massagem para mulheres grávidas e crianças. Alguns de seus estudos sugerem que a massagem pode melhorar o ganho de peso e função do sistema imunológico em bebés prematuros.


Um estudo publicado no início deste ano analisou os efeitos da massagem nos músculos, ao nível molecular. As descobertas sugerem que esta alivia a sensação de músculos doloridos após o exercício, desativando os genes associados à reação inflamação e ativando os genes que ajudam no processo de recuperação dos músculos.

Um estudo recente do NIH descobriu que uma hora de duração de massagem sueca, uma vez por semana foi ótima para atenuar a dor resultante de artrose do joelho. Outra pesquisa sugere que a massagem terapêutica é eficaz na redução e controlo da dor lombar crónica, que afeta milhões de pessoas por todo o mundo.

Se está a pensar em recorrer à massagem terapêutica para tratar uma condição médica específica, fale com o seu prestador de cuidados de saúde. Nunca deve usar a massagem para substituir o cuidado médico regular.

Sem comentários:

Enviar um comentário