segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quisto de Baker


O quisto de Baker consiste num inchaço localizado na face posterior da articulação do joelho, que é preenchido com líquido sinovial (líquido lubrificante normalmente encontrado no interior das articulações). A sua ocorrência é frequentemente associada problemas como a artrose do joelho.
No entanto o quisto de Baker pode desenvolver-se atrás de um joelho "saudável". Este tipo de quisto é muitas vezes referido como "primário" ou "idiopático". Desenvolve-se em pessoas mais jovens e crianças, e acredita-se que, nestes casos, existe uma conexão entre a articulação do joelho e da bursa poplítea atrás do joelho. Isso significa que o líquido sinovial a partir do interior da articulação pode passar para a bursa poplítea e assim se forma o quisto de Baker, sem a existência de um processo de artrose do joelho.
Os quistos de Baker secundários ocorrem por consequência de condições degenerativas da articulação do joelho, como a artrose do joelho, a artrite reumatóide ou rupturas nos meniscos. Este tipo de quisto de Baker é o mais comum. Nestes casos, o problema primário no joelho faz com que uma quantidade exagerada de líquido sinovial seja produzida dentro da articulação. Como resultado disto, a pressão dentro do joelho aumenta, provocando o estiramento da cápsula articular. Quando esse estiramento se localiza na face posterior forma-se uma bolsa acessória à cápsula articular, preenchida por líquido sinovial, a que chamamos quisto de Baker.
Algumas pessoas com quisto de Baker não apresentam quaisquer sintomas. E, muitas vezes, quistos mais pequenos passam despercebidos no exame clínico, podendo depois ser encontrados por acaso quando, por outro motivo, é feita uma RM ao joelho.

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Inchaço visível e perceptível ao toque na face posterior do joelho
  • Inchaço à volta do joelho
  • Sensação de joelho “preso” e dificuldade em dobra-lo

Em geral, quanto maior for o quisto de Baker, mais provável é produzir sintomas. Algumas pessoas também sentem dor ao redor da área do joelho. Menos frequente é a sensação de estalos ou bloqueio do joelho. Este tipo de sintomas está mais relacionado com um problema primário, como a artrose do joelho. Uma ecografia é geralmente suficiente para confirmar o diagnóstico de um quisto de Baker, e também importante para descartar a hipótese de uma trombose venosa profunda.

Tratamento

Muitas vezes os quistos de Baker reduzem e desaparecem por si só ao longo do tempo. No entanto, poderão persistir por meses ou mesmo anos antes de desaparecer. Num grande número de pessoas os sintomas são tão reduzidos que nenhum tratamento específico é necessário.
No entanto, existem várias opções de tratamento que o podem ajudar, no caso de ter sintomas associados com um quisto de Baker. Estes incluem:
  • Tratamento de qualquer problema subjacente no joelho. É importante que qualquer problema primário no joelho, como a artrose do joelho, ruptura dos meniscos ou artrite reumatóide, seja tratado. Isso pode ajudar a reduzir o tamanho do quisto e algum inchaço ou dor que ele provoque.
  • Ligadura elástica para o joelho. Esta fornece compressão e suporte ao joelho e pode ajudar a reduzir o inchaço.
  • Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs). Podem ajudar a aliviar a dor e a limitar a inflamação.
  • Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
  • Fisioterapia. Um plano de exercícios terapêuticos, focados sobretudo no fortalecimento dos músculos da coxa é benéfico para manter a amplitude de movimento do joelho e reduzir os sintomas. A aplicação de ultra-sons também poderá ter efeitos benéficos.


Exercícios terapêuticos para quisto de Baker

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de um quisto de Baker. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.



Alongamento activo da cadeia posterior
Deitado, com um elástico na ponta do pé, com a coxa e joelho dobrados a 90o. Mantenha a tensão no elástico enquanto estica o mais possível o joelho, puxado a ponta do pé para si. Mantenha a posição durante 20 segundos.
Repita entre 5 a 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.



 
Fortalecimento dos isquio-tibiais
Deitado, com o elástico preso atrás do calcanhar. Puxe o pé para si e deixe-o voltar lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 e 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma. 


 Propriocepção do membro inferior
Em pé, apoiado na perna lesada e com esse joelho ligeiramente dobrado. Com a ponta do outro pé tente desenhar um círculo no chão, com o maior diâmetro possível e em que o pé apoiado fique no seu interior.
Repita entre 5 a 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.
  


Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Zhang WW, Lukan JK, Dryjski ML. Nonoperative management of lower extremity claudication caused by a Baker's cyst: case report and review of the literature. Vascular. 2005 Jul-Aug;13(4):244-7.

Sem comentários:

Enviar um comentário