quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Exercícios para a reabilitação de doentes que sofreram um AVC – volume 2


A Visual Health Information publicou uma série de newsletters sobre a reabilitação física após um AVC (veja aqui o Volume 1 e o Volume 3). Nesta edição respondem à questão:

O treino de força melhora a função do membro superior e do membro inferior na reabilitação física após um AVC?

Para responder a esta questão, foi realizada uma pesquisa abrangente no banco de dados PubMed (durante agosto de 2009) por trabalhos que abordaram esta questão específica.

-->
Quatro estudos preencheram os critérios para inclusão nesta análise de literatura. Dois estudos examinaram a relação entre o treino de força de a ocorrência de espasticidade, um comparou um programa de exercício intenso com um programa de exercícios autoadministrados, e um outro comparou o treino de força funcional progressiva com o treino de força comum.

Uma variedade de regimes de musculação e ferramentas foram utilizados para combater a falta de força hemiparético. Dois estudos enfatizaram o recurso ao treino de exercícios funcionais, enquanto os outros dois utilizaram resistência progressiva com pesos livres, elásticos e treino isocinético, um dos artigos nesta revisão relatou a utilização adicional de estimulação elétrica e biofeedback para melhoria da condição física do hemiparético. A duração dos treinos analisados variou de 2 semanas e 12 meses, de 3 a 7 dias por semana, com sessões de exercícios com duração de 30-50 minutos.

-->
Com base nesta revisão, pode concluir-se que o treino de força na reabilitação física após um AVC pode aumentar a força muscular e melhorar os resultados funcionais no hemiparético, sem aumentar a espasticidade. Com base nas recomendações dos artigos revistos, a VHI selecionou os seguintes exercícios:

Comece com o braço para baixo, com a mão sobre a anca oposta. Levante o braço enquanto abre a mão e estende o cotovelo. Retorne à posição inicial.


Comece com o braço para baixo, com a mão aberta. Levante o braço em direcção ao ombro oposto enquanto fecha a mão e estende o cotovelo. Retorne à posição inicial.



Esta newsletter mensal está disponível de forma gratuita no site Visual Health Information.

Veja este e outros sites de prescrição de exercícios terapêuticos Aqui!


Langhammer B, Stanghelle JK, Lindmark B. An evaluation of two different exercise regimes during the first year following stroke: A randomized controlled trial. Physiotherapy Theory and Practice. 2009 Feb 1;25(2):55-68.

Pak S, Patten C. Strengthening to promote functional recovery post stroke: An Evidence-based review. Top Stroke Rehabil. 2008 May/June;15(3):177-199..

Bale M. Does functional strength training of the leg in subacute stroke improve physical performance?: A pilot randomized controlled trial. 2008 Jan 19;22:911-921

Ada L, Dorsch S, Canning CG. Strengthening interventions increase strength and improve activity after stroke: A systematic review. Australian Journal of Physiotherapy. 2006 52:241-248.


Agora dispomos de um serviço de reabilitação prestado por fisioterapeutas especializados nesta patologia. Clique aqui para saber mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário