quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



B

 

Bacilemia presença de bactérias em forma de bastão (bacilos) no sangue.

-->
Bacillus gênero de bactérias com forma de bastão (bacilos).

Bacilo bactéria em forma de bastão.

Bacilo de Bang — Brucella abortus;

Bacilo de Ducrey — Haernophilus ducreyi;

Bacilo da erva — Bacillus subtilis;

Bacilo de Friedlãnder — Klebsiella pneumoniae; Bacilo do gás — Clostridiurn perfringens;

Bacilo de Hansen — Mycobacterium leprae;

Bacilo de Koch-Weeks — Haernophilus influenzae.

Bacilúria emissão de urina com bacilos em forma de bastão (bacilos).

Bacitracina antibiótico obtido de um microrganismo pertencente ao grupo dos Bacillus subtilis e é aplicado em uso tópico.

Bactéria designação geral para microrganismos procariotas, com exclusão das cianobactérias (cianofíceas), geralmente de pequenas dimensões, providos de membrana citoplasmática e de uma parede celular externa.

-->
Bacteriemia presença de bactérias no sangue circulante.

Bacteriófago vírus bacteriano muito delicado, com uma estrutura que varia consideravelmente, que pode atacar e destruir células bacterianas sob certas condições; contém um ácido nucleico central (geralmente, DNA, mas também pode conter RNA e uma cobertura proteica; é a estrutura mais simples com capacidade de duplicação que se conhece; também conhecido como fago.

Bacteriolisina anticorpo que se combina com as células bacterianas (antígeno), responsáveis pela sua formação e as quais destroem mais tarde.

Bacteriolítico capaz de destruir uma bactéria.

Bacteriostático 1. que inibe o crescimento, a produção e a ação de uma bactéria; 2. agente químico que possui tais propriedades.

Bacteriúria presença de bactérias na urina.

Bacteróides género de bactérias da família das bacteriáceas, composto por bacilos Gram-negativos anaeróbios imóveis, geralmente encontrados na boca, nos intestinos, no trato génito-urinário do homem; algumas espécies são patogénicas.

Baker, Quisto de quisto sinovial que surge no cavado poplíteo; notam-se volume aumentado, tumoração endurecida, não de consistência óssea, o qual é geralmente indolor.

Balanite inflamação da glande do pênis.

Banda A estria anisotrópica ou escura no músculo-esquelético devida à dupla refração dos raios de luz provenientes de uma única fonte.

Banda H região da banda A que é desprovida de filamentos finos.

Banda I banda isotrópica ou banda leve do músculo-esquelético; banda clara que vai até ao centro do sarcómero, a partir de cada linha Z das fibras dos músculos estriados, formada por filamentos finos de actina, orientados longitudinalmente.

Banda M conexão dentro do sarcómero de dois conjuntos de filamentos grossos.

Banda Z; conexão intra-sarcomérica de dois conjuntos de filamentos finos nos sarcómeros adjacentes.

Banho de assento banho em que somente a região pélvica e as nádegas do paciente ficam imersas.

Banho de contraste imersão alternada de uma parte do corpo em água quente e fria (geralmente a intervalos de meia hora), com a finalidade de aumentar o aporte sanguíneo e melhorar a circulação numa área de interesse do terapeuta.

Banho de parafina imersão de parte do corpo de um paciente (geralmente um membro ou membros) em um recipiente contendo parafina fluida em decorrência do aquecimento controlado, para exercer efeito térmico homogéneo na superfície do membro ou membros submersos.

Bankart, Lesão de desinserção da porção anterior da cápsula articular anterior e do labrum junto ao rebordo da glenóide.

Barbitúrico, Ácido substância cristalina, CH2(CONH)2CO, que, por si só, não é sedante, mas da qual derivam os barbitúricos (medicamentos sedantes).

Barestesia percepção de pressão e de peso.

Baroceptor terminal nervoso sensitivo que responde a mudanças de pressão.

Barotrauma lesão causada por pressão excessiva, geralmente à orelha média e aos seios paranasais, devida à diferença entre a pressão atmosférica e a da cavidade afetada.

Barra paralela dispositivo de exercício consistente de duas barras paralelas, geralmente de madeira rígida, de comprimento aproximado de 2 a 3 metros, fixas em suportes presos ao solo, com uma distância, uma da outra, de cerca de 1 metro, suficiente para evoluções entre as duas, destinadas a exercícios de reabilitação dos músculos e dos movimentos dos membros.

Bartolinite inflamação das glândulas vestibulares maiores (glândulas vestibulares do pudendo, antigamente chamadas glândulas de Bartolin).

Báscula movimentação que acontece na região do quadril, onde, através da contração do músculo quadrado lombar, se eleva a crista ilíaca ajudando a fase de oscilação anterior e posterior dos membros inferiores durante a marcha fisiológica. Também observamos este mesmo fenómeno em indivíduos portadores de lesões do sistema nervoso central (SNC).

Basocitose aumento anormal do número de basófilos no sangue; conhecida também como leucoeitose basófila.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário