terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Do desporto à saúde, já sabemos tudo?


Entrevista com:
Prof. Doutor Daniel Marinho

P.: Uma das suas áreas de investigação relaciona-se com métodos de melhoria da performance desportiva, nomeadamente na natação. Atualmente debate-se a questão das alterações fisiológicas decorrentes do excesso de treino, sobretudo nos jovens atletas, acarretando muitas vezes implicações para o seu normal desenvolvimento e saúde. Pode dar-nos a sua opinião sobre este tema?

Obrigado pela questão. Na minha opinião a prática desportiva é muito importante e tem vantagens muito grandes no desenvolvimento físico, mental e emocional de um jovem. Contudo, é preciso estar muito atento aos sinais de fadiga, ao aparecimento de lesões e alguma contraindicação que possa haver. Em qualquer dos casos, é minha opinião que um processo controlado e bem orientado tem mais vantagens do que desvantagens.

P.: A prática desportiva é inquestionavelmente um fator de desenvolvimento pessoal a vários níveis, sobretudo para as crianças e jovens. Que conselhos práticos pode dar aos pais que pretendem que os seus filhos pratiquem algum tipo de desporto? Desportos individuais ou coletivos, devem os pais deixar escolher ou apresentar opções aos filhos?

Tal como referi, a prática desportiva é essencial no desenvolvimento. A escolha da modalidade/variante deve ser algo definido entre os pais e os filhos, tendo em conta os gostos deles, grupo de amigos, e as condições existentes para essa prática. Fundamentalmente, as crianças não devem estar obrigadas a praticar algo, o que não  quer dizer que por vezes os pais não tenham que insistir ou levar a que a criança sinta essa vontade (uma questão de educação).

P.: Foi recentemente distinguido como Melhor investigador do Ano pela International Society of Swimming Coaching, sendo reconhecido o seu envolvimento direto, e da sua equipa, com atletas e o trabalho "fora do laboratório", o que entende que pode ser melhorado no panorama investigação em Portugal para agilizar o processo de aplicação do conhecimento científico à prática?

Excelente questão. Fundamentalmente é envolver as pessoas que estão no terreno. Tentar perceber de que forma a investigação pode ajudar os técnicos desportivos, perceber o que pode ser uma mais-valia para os técnicos e atletas. E depois fazer o trabalho de formação com esse técnicos, ajudando-os, se necessário, na aplicação desses dados no terreno.

P.: Para terminar, algum novo projeto de investigação nesta área que pensa merecer especial atenção? Ou sugestão de temas que seriam interessantes investigar no futuro?

Para mim em particular, quero continuar nesta área de investigação. Contudo, temos alguns projetos em andamento (outros em projeto apenas) nomeadamente da aplicação da dinâmica computacional de fluidos na natação e noutras atividades aquáticas (canoagem, remo, por exemplo). Para além disso, não só a questão do treino é importante. Temos alguns projetos sobre os efeitos de diferentes práticas desportivas, por exemplo, o efeito de aulas de hidroginástica, de diferentes programas de atividade (mais volume, mais intensidade, ...) na condição física.


Daniel Marinho

Professor na Universidade da Beira Interior
Licenciado em desporto e educação física pela UP
Doutorado em ciências do desporto pela UTAD, docente na universidade da beira interior. 
Treinador de natação.



Sem comentários:

Enviar um comentário