segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


D



Distensão muscular distensão substancial do músculo, que ocorre como um evento agudo e doloroso e é imediatamente identificada como lesão. As distensões musculares são também chamadas hiperextensões.
Distensão por esforço excesso de alongamento, excesso de exercício, excesso de uso do tecido mole; tende a ser menos grave do que uma distensão; ocorre devido a trauma leve ou traumas repetidos de grau menor.
-->
Distonia 1. aumento repentino do tónus que fixa a criança temporariamente numa postura extrema. Com frequência, depende da posição da cabeça. O padrão é previsível, mas não o momento de ocorrência; 2. tónus muscular ou cutâneo anormal; 3. tonicidade reduzida ou desordenada; o tónus flutua de modo imprevisível, de baixo a elevado; 4. consiste em movimentos retorcidos, por vezes bizarros, devido a distúrbios dos gânglios da base do SNC; causados por contrações involuntárias dos músculos axiais e proximais dos membros; a ocorrência mais comum é o torcicolo espasmódico.
Distração força de tração; separação das superfícies articulares.

-->
Distrofia simpática reflexa (DSR), Síndrome ombro-mão sintomas vasomotores simpáticos secundários à imobilidade prolongada do ombro ou da mão.
Distúrbio (Desordem) da discriminação entre direita e esquerda incapacidade de identificar os lados direito e esquerdo no próprio corpo, ou no corpo do examinador.
Distúrbio da posição no espaço incapacidade de perceber e interpretar conceitos espaciais, como: acima, abaixo, sob, sobre, dentro, fora, defronte e detrás.
DIU abreviatura de dispositivo intra-uterino (em inglês: IUD).
Doença estado patológico do corpo que apresenta um grupo de sinais e sintomas característicos, singularizando tal estado como anormal.
Doença articular degenerativa distúrbio não-inflamatório, lentamente progressivo, das articulações, causado pela deterioração da cartilagem articular, com formação óssea secundária.
Doença de Crohn doença inflamatória granulomatosa de origem incerta, que afeta o intestino delgado, principalmente o íleo terminal e/ou o cólon, geralmente com ulcerações e inflamações transmurais.
Doença de Huntington doença degenerativa dos gânglios da base e córtex cerebral com transmissão hereditária (como um traço autossómico dominante). Surge geralmente após os 30 anos, sendo frequentemente fatal dentro de 5-15 anos depois do aparecimento. A doença caracteriza-se por movimentos coreiformes, distúrbios do tónus, postura e marcha; e demência.
Doença de Kahler mieloma múltiplo; enfermidade causada pelo aparecimento de tumores malignos dispersos em vários ossos do organismo, associada à produção de globulinas anormais e presença de proteína de Bence-jones na urina; surge mais frequentemente em pessoas que estão entre a sexta e a oitava décadas de vida, e afeta os homens mais frequentemente do que as mulheres; também chamada mielomatose e mieloma de células plasmáticas.
Doença de Paget do osso doença óssea de origem desconhecida; caracteriza-se pelo aparecimento de zonas localizadas de destruição óssea, seguida da neoformação excessiva de tecido ósseo fraco, mole e poroso, associado ao aparecimento de deformidades (daí o nome de osteíte deformante), com o espessarnento da díploe e encurvamento dos ossos que suportam o peso do corpo.
Doença de De Quervain tenossinovite estenosante do primeiro compartimento dorsal do punho, envolvendo o abdutor longo do polegar e o extensor curto do polegar.
Doença de Raynaud 1. vasoespasmo funcional das pequenas artérias, principalmente das mãos, causado por uma anormalidade no sistema nervoso simpático; 2. caracterizada pela cianose bilateral dos dedos devida à contração, geralmente precipitada pelo frio ou pelo stresse. Espasticidade das artérias periféricas.
Doença de Wilson doença hereditária associada à deficiência metabólica de cobre; caracterizada por alterações degenerativas no cérebro, cirrose hepática, pigmentação castanho-esverdeada da córnea (anel de Kayser-Fleischer), alterações da personalidade, posturas fletidas, distonia, tremores, movimentos involuntários e disfagia (Sin.: degeneração hepatolenticular).
Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) 1. termo usado para descrever uma variedade de condições pulmonares crónicas, como bronquite crónica, enfisema e asma; 2. limitação crónica ao fluxo aéreo causada por bronquite crónica c/ou enfisema.
Doença pulmonar ocupacional nome genérico dado às pneumoconioses, doenças relacionadas com o trabalho. Doença pulmonar provocada por inalação de agentes presentes no ambiente de trabalho.
Doença vascular arterioesclerótica (DVAE) estreitamento, perda de elasticidade, fibrose e eventual oclusão de artérias de grande e médio tamanho progressivamente, em geral nos membros inferiores.
Doença vascular periférica (DVP) termo geral empregue na descrição de qualquer desordem que interfira com o fluxo sanguíneo arterial ou venoso dos membros.
Dopamina neurotransmissor inibitório excretado por neurónios que estão localizados na substância negra e terminam na região estriada dos gânglios da base.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário