segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


D



Dor 1. experiência emocional e sensorial desagradável associada a lesões reais ou potenciais, ou descrita em termos dessas lesões; 2. sensação em que a pessoa experimenta desconforto, angústia, ou sofrimento, devido à provocação dos nervos sensitivos.
-->
Dor aguda tipo de sensação dolorosa, descrita diversamente pelos pacientes como abrupta, rápida, fulgurante, em pontada, ou em facada.
Dor articular o mesmo que artralgia; pode afetar uma única articulação como várias ao mesmo tempo. Um exemplo é a artrite reumatóide.
Dor crónica tipo de dor contínua, angustiante, nauseante etc. Está quase sempre associada a uma destruição de tecidos internos, sendo transmitida por fibras do tipo c, amielínicas, com velocidade de 0,5 a 2 m/s.
Dor fantasma 1. sensação de cãibra, constrição, dor penetrante ou dor ardente, no membro que não mais existe devido a uma amputação. A dor é localizada ou difusa, podendo diminuir com o tempo, ou converter-se em estado permanente e frequentemente incapacitante; 2. sensação de dor originária de um membro removido (amputado).
Dor muscular tardia percepção de dor muscular associada com dano subcelular e que ocorre de 24 a 48 horas depois do exercício. A dor pode ser devida à resposta inflamatória ao dano.
-->
Dor referida dor projetada numa região densamente inervada (pele) à distância, normalmente mais superficial do que o órgão de origem que provoca aumento do estímulo nociceptivo. A dor referida é diferente da dor radicular, pois não necessariamente acompanha a distribuição nervosa periférica.
Dor talâmica sensação contínua e desagradável no lado hemiplégico.
Dorsalgia dor na região dorsal.
Dorsalização má formação da sétima vértebra cervical, que parece pertencer à coluna dorsal devido a um desenvolvimento em forma de costela de uma ou das duas apófises transversas.
Dorso, Costas o dorso da mão refere-se às costas da mão; o dorso do pé é sua parte superior.
DORT/LER abreviações de "distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho" e "lesões por esforços repetitivos".
Dose 1. quantidade específica de um medicamento que se deve tomar ou administrar em um momento determinado ou em intervalos determinados; 2. quantidade de radiação administrada ou absorvida acidentalmente pelos tecidos em uma única vez.
Dragona/Cabide, Sinal da ausência da cabeça do úmero do seu local anatómico, estando luxado anterior ou posteriormente. Observam-se proeminência do acrómio e um "vazio" anatómico logo abaixo.
Drenagem autógena terapia de higiene brônquica. Técnica que utiliza inspirações e expirações lentas para mobilização da secreção.
Drenagem linfática técnica de massagem para estimular a circulação linfática.
Drenagem postural meio de limpar as vias aéreas de secreções, colocando o paciente em várias posições, de modo que a gravidade auxilie no fluxo do muco.
DSR Distrofia simpática reflexa.
Dupuytren, Doença de doença de origem desconhecida, caracterizada por esclerose e retração da aponevrose palmar, começando com nódulos palmares e levando a uma flexão progressiva de um ou de vários dedos (principalmente 4º e 5º). Afeta frequentemente as duas mãos.
Duração período de tempo em que ocorre um potencial de ação; medido como o intervalo entre a primeira deflexão da linha basal, e seu retorno final à linha basal.
Duração da dupla sustentação período do ciclo da marcha em que ambos os membros estão em contato com a superfície de sustentação (dupla sustentação); medida em segundos.
Duração da passada número de segundos transcorridos durante uma passada (desde o apoio de um dos pés até o próximo apoio do mesmo pé). A duração da passada é sinónimo de duração do ciclo. Devem ser medidas ambas as durações de passada: direita e esquerda.
Duração do exercício número total de dias, semanas ou meses durante os quais um programa de exercício é executado.
Duração do passo número de segundos entre apoios consecutivos de um passo direito e um esquerdo; ambos os passos, direito e esquerdo, devem ser medidos.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário