segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


D


Discinesia neurológica distúrbio que afeta a motilidade ou a movimentação de um órgão, seja qual for sua causa: incoordenação, paresia, espasmos etc.
Discinesia tardia efeito colateral grave de fármacos neurolépticos que normalmente sobrevém depois de períodos prolongados (anos) de tratamento, e inclui caretas e movimentos não usuais do corpo e das mãos.
Discinesias disfunções de tónus muscular através de movimentos coreoatetóides, frequentemente observados no parkinsonismo, representadas por dificuldade para realizar movimentos voluntários.
Disco em anatomia, refere-se a uma estrutura arredondada e achatada; p. ex., disco intervertebral, disco esternoclavicular.
Disco de Merkel mecanorreceptor cutâneo que é sensível à pressão vertical local.
Discóide em forma de disco.
Discopatia toda afecção de um disco intervertebral.
Discriminação entre dois pontos capacidade de reconhecimento de duas pontas rombas, aplicadas simultaneamente à pele.
Discriminação entre figura/fundo capacidade em distinguir uma figura do fundo em que está inserida.
-->
Disestesias (LME) sensações bizarras e dolorosas experimentadas abaixo do nível da lesão, após uma lesão da medula espinal (LME); frequentemente descritas como queimação, dormência, ou sensação de alfinetadas e agulhadas, ou de formigueiros.
Disfagia 1. dificuldade na deglutição de alimentos ou de água; 2. incapacidade ou dificuldade de deglutição.
Disfunção 1. perda de função como resultado de encurtamento adaptativo dos tecidos moles e perda de mobilidade; 2. função anormal ou prejudicada; 3. inabilidade de realizar e interagir efetivamente com o ambiente; deficiência da função normal de uma parte do corpo ou organismo.
Disfunção postural má postura na qual ocorreram encurtamento de tecidos moles e fraqueza muscular adaptativa.
Disfunção vascular presença de anormalidade no sistema vascular periférico; comumente, arterioesclerose.
Disgenesia desenvolvimento anormal ou defeituoso de um órgão, particularmente testículos e ovários.
Dislexia deficiência que implica dificuldade para leitura e compreensão das palavras escritas.
-->
Dispersão inabilidade de manter a atenção fixada em uma determinada tarefa por mais alguns segundos.
Dispersão temporal distorção da duração, amplitude ou forma do potencial de onda M num teste de velocidade de condução de nervo motor.
Displasia desenvolvimento ou crescimento anormal de tecidos corporais.
Dispneia 1. respiração forçada, laboriosa, dificultada; 2. falta de ar; respiração cansativa; 3. respiração difícil, sofrida; algumas vezes, acompanhada de dor; comum após atividade física vigorosa.
Dispositivo de acomodação dispositivo para treino em que a resistência varia de acordo com a força exercida pelo usuário.
Dispositivo para decúbito lateral dispositivo para posicionar a criança deitada sobre o lado. Em geral, tem forma de "L", a criança deita-se sobre o lado do corpo em apenas um lado desse "L" e repousa as costas no outro. A criança é fixada na zona com tiras.
Dispraxia incapacidade de organizar e selecionar a fala.
Disreflexia (Hiper-reflexia) autónoma reflexo autónomo patológico observado em pacientes com lesões da medula espinhal de nível elevado. É precipitada por um estímulo nocivo abaixo do nível da lesão, e produz um espasmo involuntário (disreflexia espástica) ou flacidez muscular (disreflexia flácida).
Disreflexia autónoma desinibição do sistema nervoso simpático que pode ocorrer em pessoas com lesões de medula espinhal acima de T6. Alguns sinais e sintomas são cefaleia, náusea, bradicardia e hipertensão. Essa condição pode acarretar risco de vida se não for controlada.
Disritmia ritmo anormal, geralmente do padrão de contrações cardíacas ou de ondas cerebrais.
Dissecção da aorta dilatação da túnica média e da externa da aorta que se faz mais ou menos agudamente, resultante da rotura do endotélio arterial num ponto do vaso onde a túnica média e a interna foram lesadas por lesão infecciosa ou degenerativa.
Dissinergia perda da capacidade de associar os músculos em conjunto, visando um movimento complexo; decomposição do movimento.
Dissociação habilidade de escolher e usar diferentes partes do corpo de forma independente, em uma maneira específica e controlada.
Distal distante da linha mediana do corpo; p. ex., a mão é mais distal do que o ombro.
Distância de condução distância medida (em centímetros) entre dois pontos de estimulação ao longo de um nervo, num teste de velocidade de condução nervosa.
Distensão 1. algum grau de ruptura das fibras musculares, na junção músculo-tendão, no tendão ou na inserção óssea de uma unidade músculo-tendíneo; 2. tração ou tensão exercida em vários sentidos sobre uma estrutura que, por isto, aumenta de superfície ou de volume; estado que resulta desta tração; 3. sobrecarga, alongamento ou laceração grave em tecidos moles, como cápsula articular, ligamento, tendão ou músculo; 4. mudança no comprimento relativa ao comprimento inicial (expressa em percentagem).


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário