sábado, 3 de agosto de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


H

Hérnia (do núcleo pulposo do disco intervertebral) cada um dos discos fibrocartilaginosos (que se intercalam entre vértebras vizinhas) é constituído por um anel fibroso rígido, na periferia, e por um núcleo pulposo interno; porém, quando se dá a ruptura do anel fibroso, produz-se uma hérnia do núcleo que, eventualmente, comprime as estruturas nervosas adjacentes, produzindo dor ou paralisia na área correspondente.
Hérnia discal degeneração e desidratação do disco intervertebral com migração do núcleo pulposo através das fibras do anel fibroso.
Herniação, Prolapso protrusão do núcleo pulposo do disco intervertebral, na qual o núcleo ainda fica contido dentro do anel e estruturas ligamentares de suporte.
Herniação do tronco cerebral protrusão do tronco cerebral através do forâmen magno.

Hertz (Hz) unidade de frequência, representando ciclos por segundo.
Hexadactilia malformação congénita que consiste na existência de seis dedos.
Hialuronidase enzima que se encontra no esperma, no veneno de serpentes e de abelhas e em bactérias patogénicas; dá lugar à degradação do ácido hialurónico nos espaços hísticos, permitindo assim que o agente invasor penetre nos tecidos e nas células; chamada também fator de difusão.
Hidartrose acumulação de líquido seroso numa cavidade articular.
Hidrocefalia acumulação de líquido nos ventrículos do cérebro, causado por uma interferência no fluxo normal de líquido cérebro-espinal.
Hidrocolóide colóide gelatinoso em equilíbrio instável com a sua água constituinte; usado principalmente como material de impressão.
Hidrólise de ATP quebra do trifosfato de adenosina (ATP) em difosfato de adenosina (ADP) e P.
Hidroterapia 1. utilização da água de diferentes maneiras (banhos, duches, saunas, hidromassagens, húmidos quentes ou frios) com objetivos terapêuticos; 2. tratamento fisioterapêutico realizado em piscina terapêutica aquecida ou turbilhão (quente ou frio) para recuperação de pacientes com lesões musculoesqueléticas.
Higidez estado de saúde. Condição do organismo que goza de perfeita saúde.
Higroma sinónimo de bursite.
Hill-Sachs, Lesão de afundamento do osso cortical do canto lateral superior da cabeça do úmero.
Hipalgesia, Hipoalgesia redução da sensibilidade à dor.
Hiperalgesia aumento da sensibilidade à dor.
Hiperatividade comportamento afetado pelos níveis de atividade acima da amplitude normal, que inclui dificuldade em permanecer sentado, inquietação constante das mãos ou dos pés, e incapacidade de centrar a atenção por períodos prolongados.
Hipercifose situação em que encontramos a cifose fisiológica aumentada, sendo esta considerada como patológica. Lembrar-se sempre de considerar as características morfológicas do indivíduo avaliado.
Hipercinesia 1. movimentação excessiva de um órgão ou parte do corpo; 2. um termo geral usado na descrição da atividade ou movimento muscular anormalmente aumentado; irrequietude.

Hipercrescimento (Gigantismo), Macrodactilia hipertrofia de um dedo ou de todo o membro superior, ou mesmo uma hemi-hipertrofia do organismo. A mais comum é do indicador.
Hiperemia aumento da concentração de sangue num órgão ou região anatómica, geralmente em virtude de uma inflamação. A hiperemia é acompanhada quase sempre pelos sinais clássicos de inflamação: dor, rubor, calor, seguida de perda de função;
Hiperemia ativa— hiperemia causada pelo aumento do fluxo de sangue arterial que dá lugar à dilatação de arteríolas e capilares, como na inflamação.
Hiperemia colateral — aumento do fluxo sanguíneo pelos vasos colaterais, devido a uma detenção do fluxo na artéria principal.
Hiperemia passiva — hiperemia que resulta na obstrução do fluxo da saída de sangue numa determinada zona.
Hiperesplenismo transtorno em que os elementos figurados do sangue são destruídos por uma atividade excessiva do baço; pode resultar em anemia, com neutropenia, trombocitopenia ou uma combinação destas.
Hiperestesia aumento na sensibilidade aos estímulos sensoriais.
Hiperidrose transpiração anormalmente abundante, generalizada ou localizada.
Hiperinsuflação manual técnica fisioterapêutica de ventilação manual através de balão auto-inflável.
Hiperlordose 1. postura caracterizada por um aumento no ângulo lombo-sacral, na lordose lombar, na inclinação pélvica anterior e na flexão de quadril; 2. exagero da lordose lombar fisiológica, por diversas causas: obesidade, gravidez, luxação congénita do quadril.
Hipermobilidade aumento dos movimentos normais de uma articulação.
Hiperostose 1. qualquer espessamento anormal, localizado ou difuso, de um ou mais ossos, acarretando deformidade óssea; 2. espessamento anormal, circunscrito ou difuso, de um ou vários ossos, conduzindo a deformações ósseas.
Hiperplasia aumento na massa muscular devido a um crescimento no número de fibras musculares. Genericamente é o aumento de um tecido ou órgão em virtude do aumento de células da mesma linhagem. As hiperplasias são reversíveis.
Hiperpnéia aumento do volume corrente e da frequência respiratória.
Hiperpolarização aumento na polaridade da membrana, caracterizado pelo lado interno tornando-se mais negativo com respeito ao lado externo.
Hipertensão pressão sanguínea mais elevada do que o normal.
Hipertensão pulmonar pressão aumentada na circulação pulmonar ocasionada por diversas doenças.
Hipertermia febre extremamente elevada; leituras de temperatura de 41,1°C (106°F), ou mais elevadas; também chamada hiperpirexia.
Hipertonia 1. aumento no tónus muscular, tal como ocorre com a espasticidade e a rigidez.
Hipertonicidade alto tónus muscular. Caracterizada por resistência ao movimento passivo e por movimentos involuntários (espasmos).
Hipertrofia aumento anormal de uma célula ou das células de um tecido, em geral sem elevação numérica. Desenvolvimento excessivo de um órgão devido, em geral, apenas ao aumento de tamanho de suas células, cujo metabolismo é estimulado fisiologicamente.
Hipertrófico aumento do tamanho ou superaquecimento de tecido ou órgão, em resposta à estimulação tanto normal como anormal. O aumento do tamanho de um tecido ou órgão se faz sempre pelo aumento do tamanho de cada célula que constitui o tecido, e não pelo aumento do número dessas células, que então caracterizaria uma hiperplasia.
Hiperventilação 1. aumento na frequência e profundidade da respiração acima do nível necessário para a função ventilatória normal; 2. respiração anormalmente rápida que faz com que muito dióxido de carbono seja removido do sangue, com alterações fisiológicas consequentes de queda de pressão sanguínea, formigamentos nas mãos e pés, e, às vezes, desmaios.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário