sábado, 3 de agosto de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


H

Hiperestesia redução na sensibilidade aos estímulos sensoriais.
Hipoalgesia redução na sensibilidade à dor.
Hipocapnia diminuição constatada da quantidade de anidrido carbónico no sangue; também chamada acapnia.
Hipocifose situação inversa àquela descrita para a hipercifose, também considerada como patológica, com diminuição desta curvatura e podendo chegar à retificação do eixo longitudinal desta região, apresentado ao exame por imagens (raios X), numa visão de perfil, uma coluna reta (ausência de curvatura). Lembrar-se sempre de considerar as características morfológicas do indivíduo avaliado.
Hipocinesia movimentos que estão reduzidos quanto a velocidade, amplitude e alcance.
Hipocrescimento (Hipoplasia), Braquidactilia crescimento diminuído de um dedo ou de todo o membro superior.

Hipolordose situação inversa àquela descrita para a hiperlordose, também considerada como patológica, com diminuição desta curvatura e podendo chegar à retificação do eixo longitudinal desta região, apresentado ao exame por imagens (raios X), em uma visão de perfil, uma coluna reta (ausência de curvatura).
Hipometria encurtamento da distância, ou da amplitude, de um movimento devido a uma doença cerebelar; subestimativa do movimento exigido para que seja atingido um objeto-alvo.
Hipomobilidade articular diminuição do movimento articular normal.
Hipoplasia subdesenvolvimento, em geral de osso ou órgão. É o contrário da hiperplasia.
Hipopnéia diminuição do volume corrente e da frequência respiratória.
Hipotensão pressão sanguínea abaixo do normal.
Hipotensão ortostática baixa pressão arterial causada por atingir a posição ortostática repentinamente, como ir da posição sentada para a de pé.
Hipotensão ortostática (postural) queda (abaixo do normal) na pressão sanguínea, relacionada ao movimento para assumir uma posição ereta; pode ser intensa, após um prolongado repouso no leito, ou pelo confinamento em uma cama ou cadeira de rodas.
Hipotermia situação em que a temperatura do corpo se encontra menor do que 36°C.
Hipotonia queda no tónus muscular provavelmente relacionada com a interrupção da condução aferente dos receptores facilitadores sobre o sistema fusimotor. Observa-se uma diminuição da resistência ao movimento passivo, e os músculos poderão ser sentidos como anormalmente moles e flácidos. Também podem ser observados reflexos reduzidos nos tendões profundos.
Hipotonicidade baixo tónus muscular. Caracterizada por falta de resistência ao movimento passivo, má definição dos músculos, hipermobilidade das articulações e, às vezes, menor força e resistência.
Hipotrofia diminuição de volume muscular devida à imobilização. É o contrário da hipertrofia.
Hipoventilação queda na frequência e profundidade da respiração.
Hipoxemia conteúdo anormalmente baixo de oxigénio no sangue arterial; também denominada anoxemia.
Hipóxia oxigenação insuficiente do sangue ou dos tecidos; redução do oxigénio.

Hippel-Lindau, Donça de o mesmo que doença de Von Hippel-Lindau. Trata-se de um transtorno hereditário que aparece em crianças, caracterizado por hemangiomas na retina e hemangioblastoma no cerebelo, bulbo e medula espinhal; às vezes, associam-se cistos em vários órgãos, especialmente nos rins e pâncreas; também chamada Doença de Lindau ou angiomatose retinocerebral.
Hirschsprung, Doença de caracteriza-se por megacólon congénito; doença congénita da primeira infância, percebida pela distensão extrema do cólon resultante da ausência de células ganglionares do plexo mioentérico do reto e cólon inferior.
Histamina amina cristalina branca, C5H9N3, que existe em todos os tecidos animais e vegetais; forma-se pela descarboxilação da histidina e pela ação de bactérias putrefacientes; sua liberação no interior do organismo dá lugar a constrição brônquica, dilatação arteriolar, aumento da secreção gástrica e diminuição da pressão arterial.
Histerossalpingografia exame radiográfico que estuda o aparelho reprodutor feminino, abrangendo o útero, as trompas e o ovário, excetuando a vagina e a genitália externa.
Histiocitose X nome genérico proposto para abranger três entidades possivelmente relacionadas, caracterizadas pela proliferação histiocítica de etiologia desconhecida: granuloma eosinófilo, síndrome de Hand-Schüller-Christian e doença de Letterer-Siwe.
Histocompatibilidade capacidade de um indivíduo para aceitar tansplante de um órgão proveniente de outro indivíduo, o que decorre do grau de semelhança das características antigénicas dos tecidos do receptor e do doador.
Hohmann, Operação de operação corretora das articulações em garra por ressecção da extremidade distal da falange proximal e fixação da articulação num eixo mais alinhado.
Holístico relativo a Holismo, teoria fisiológica segundo a qual o homem é um todo indivisível e que não pode ser explicado pelos seus componentes distintos, em separado (físico, psicológico e social).
Homeopatia terapia alternativa, natural, não-convencional, reconhecida pela OMS, idealizada pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII, que utiliza medicamentos retirados de todos os reinos da natureza, preparados através de uma técnica especial e bem definida, prescritos pela semelhança do resultado da experimentação em indivíduos sadios com o quadro que se pretende tratar.
Homeostasia estado de equilíbrio fisiológico no organismo vivo (temperatura, pressão arterial, composição química etc.) em condições de variabilidade ambiental.
Homeoterapia tratamento ou prevenção de uma doença com uma substância similar, mas não- idêntica, ao agente causal dessa enfermidade; p. ex., através de vacinas.
Homeotérmico animal cuja temperatura corporal permanece relativamente constante, independente




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário