sábado, 12 de outubro de 2013

Acupunctura médica contemporânea, o que nos dá de novo?

Entrevista com:
Dr. Hugo Silva Pinto

P.: A acupunctura tradicional já se vê bastante difundida na nossa população. O que nos dá de novo, em termos de princípios, a acupunctura médica contemporânea?
A acupunctura contemporânea aborda o doente numa ótica anatomo-funcional. Isto é, com base num conhecimento neuro-anatómico e biomecânico precisos, é possível fazer uma integração entre os padrões de distribuição de dor e disfunção apresentados pelo doente, e a localização primária do problema.

P.: Como isso se traduz em benefícios efectivos desta técnica comparativamente à da medicina tradicional chinesa?
A MTC tem grandes vantagens como terapia pois estamos a puncturar na mesma, apesar de ser dum modo de punctura mais superficial e muitas vezes o objectivo não ser tratar os músculos ou nervos, mas sim o desequilíbrio na circulação do Chi nos meridianos que são superficiais. A nossa abordagem para patologia miofascial ou neuro-muscular ou musculo-esquelética, é muito mais vantajosa pois o nosso objectivo é, como referi, avaliar a musculatura, o tecido miofascial, os nervos periféricos e o seu estado de integração e funcionamento, tratando essas patologias de acordo com essa avaliação.

P.: Que lugar ocupa esta técnica num processo de reabilitação física? Esta serve como tratamento só por si ou deverá ser englobada num plano de tratamento em conjunto com outras técnicas?
Esta abordagem devia ser ensinada nas faculdades de medicina e de fisioterapia pois não só é extremamente útil como uma técnica complementar ou adjuvante de tratamento, mas também como método diagnóstico de envolvimento neurológico e muscular. Esta abordagem permite-nos avaliar as patologias músculo-esqueléticas dum modo muito mais eficaz pois para além dos testes de avaliação e diagnósticos musculares que já realizamos, com a acupunctura e Electroacupunctura, podemos confirmar se aqueles músculos especificamente são os envolvidos nas disfunções que os doentes nos apresentam e pelas quais recorrem às nossas consultas.

P.: Para terminar, algum novo projecto de investigação na calha? Ou sugestão de temas que pensa serem interessantes investigar no futuro?

Felizmente muitos. Para o nosso curso de pós graduação lecionado em Braga estabelecemos uma parceria de trabalho com o departamento de neurociências da faculdade de medicina da Universidade do Minho. Esta relação pretende abrir portas a projetos de investigação futuros, a serem realizados em ratos e em humanos nesta tão promissora área.


Hugo Silva Pinto
Médico de Medicina Desportiva,
Cédula Profissional 41144
Competência Acupunctura pela O.M. Portuguesa e pela B.M.A.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário