quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Q



Querníctero complicação neurológica provocada por hiperbilirrubinemia não conjugada no lactante, que provoca a coloração dos núcleos cinza do cérebro e da medula por pigmentos biliares, com alterações degenerativas associadas; os sinais clínicos compreendem espasticidade, opistótonos, mioclonias e convulsões.
Querubismo traços faciais característicos dos indivíduos afetados por displasia fibrosa familiar da mandíbula. O fácies do querúbico caracteriza-se por bochecha rechonchuda e olhos voltados para cima, semelhantes aos querubins das pinturas barrocas.
Quervain, Tenossinovite de processo inflamatório da bainha do tendão dos músculos abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar, no primeiro compartimento dorsal dos extensores do punho.


Quiasma entrecruzamento em forma de X.
Quilo líquido leitoso composto de linfa e gorduras digeridas, absorvido pelos capilares linfáticos do intestino durante a digestão; é transportado pelo ducto torácico até a veia subclávia esquerda, onde se mistura com o sangue.
Quilograma unidade SI de medida para massa.
Quilomicronemia aumento do número de partículas microscópicas de gordura no sangue.
Quilopericárdio derrame leitoso dentro do pericárdio devido a lesão ou obstrução do ducto torácico.
Quilopoiese processo da formação do quilo.
Quilúria presença de quilo ou linfa na urina, dando-lhe um aspecto turvo e esbranquiçado.
Quimiocauterização destruição de um tecido mediante a aplicação de uma substância cáustica.
Quimiocinese aumento da atividade de um organismo estimulado por uma substância química.
Quimiodectoma tumor do sistema quimiorreceptor, como o do corpo carótico, o do glomo jugular e os dos corpos do arco da aorta.
Quimiodectomatose aparecimento nos pulmões de tumores diminutos múltiplos do tipo quimiorreceptor.
Quimioprofilaxia prevenção de uma doença específica mediante o uso de uma substância específica.
Quimiorreceptor órgão terminal, como a papila gustativa, o corpúsculo sensitivo, como o encontrado no corpo carótico, sensível aos estímulos químicos; também chamado quimioceptor.
Quimipalidectomia injeção de uma substância química no globo pálido do encéfalo; operação realizada para aliviar a rigidez no parkinsonismo.
Quimo massa semilíquida de alimento que passa do estômago para o duodeno.
Quimosina o mesmo que renina, isto é, enzima formada pelo rim e liberada na corrente sanguínea; tem um papel importante na formação da angiotensina.
Quimotripsina enzima digestiva (uma proteinase) presente no suco pancreático; composta para ser utilizada no tratamento da inflamação e do edema causados por traumatismos.
Quimotripsinogénio enzima pancreática que dá origem à quimotripsina.
Quincke, Doença de edema angioneurótico ou angioedema local e recorrente devido a um aumento da permeabilidade vascular de origem alérgica ou nervosa; afeta, com maior frequência, pálpebras, lábios, língua, pulmões, laringe e extremidades, e é observada em pessoas que apresentam vários tipos de alergias. Também é conhecida como urticária gigante.
Quincke, Sinal de (Pulso de Quincke) caracteriza-se por palidez e enrijecimento alternado das zonas capilares, como o leito ungueal; observado na insuficiência aórtica; também denominado pulso capilar.
Quinidina alcalóide obtido do córtex da quina; utilizada para controlar arritmias cardíacas.
Quinina pó amargo, cristalino e branco, obtido do córtex da árvore da quina; utilizada para o tratamento do paludismo; também conhecida como cortiça dos jesuítas ou do cardeal.


Quirocinestesia sensação subjetiva dos movimentos das mãos.
Quirognóstico capaz de distinguir entre direito e esquerdo.
Quiroplastia cirurgia plástica feita nas mãos.
Quiropractor profissional que pratica quiropraxia.
Quiropraxia quiroprática, isto é, filosofia terapêutica que atribui as enfermidades a pequenas luxações da coluna vertebral que pressiona os nervos; o método preferido do tratamento é a manipulação das vértebras. A quiropraxia moderna foi criada pelo canadiano David Palmer, na mesma época que a osteopatia, no final do século XIX. Os princípios da quiropraxia repousam sobre a teoria de que o homem é uma máquina movida por uma força natural chamada inteligência inata, que percorre todo o corpo através do sistema nervoso. A distribuição desse fluxo pode estar perturbada por bloqueios vertebrais que desempenham um papel primordial na etiologia das enfermidades e representam inclusive, a causa do desenvolvimento das doenças. A palavra quiropraxia vem do grego e significa "prática com as mãos". A proposta do método é fazer um ajustamento vertebral para eliminar interferências na distribuição dos impulsos nervosos, a fim de que a força interna (inteligência inata) possa curar o paciente, pois o quiropata não tem o poder de cura, mas apenas pode restaurar a força total do poder inato.

Quiropuntura acupuntura realizada somente em pontos localizados na mão, onde estão presentes micromeridianos correspondentes aos meridianos principais do corpo. Os estímulos nos pontos de acupuntura da mão são feitos por meio de agulhas, pressão, moxabustão e magnetos, tratando assim o corpo todo.

Quist-, Quisto- (Cist-, Cisto-) formas prefixas que denotam uma relação com um quisto.
Quística da mama, doença caracteriza-se por uma proliferação de ductos com tecido lobular e tecido de suporte que formam uma massa de espaços quísticos e tecido fibroso; também referida como enfermidade cística da mama.
Quística da medula renal, Doença presença de quistos múltiplos na medula renal, observada principalmente numa das síndromes clínicas: enfermidade quística medular urémica (nefroptise) e rim esponjoso (doença quística medular não-urémica).
Quisto (Cisto) saco anormal dentro do corpo que contém um fluido (sangue, exsudatos, transudatos, pus, saliva etc.).
Quitina substância orgânica transparente córnea (polissacarídeo) que constitui o principal componente do exoesqueleto dos insetos, a concha dos crustáceos e as paredes celulares de certos fungos.
Quitosamina trata-se da glicosamina, um açúcar aminado presente nos mucopolissacarídeos.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário