quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


R


Ritmo refere-se à regularidade das inspirações e expirações. Normalmente, há um intervalo de tempo regular entre as respirações. O ritmo respiratório é descrito como regular ou irregular.
Ritmo circadiano variações nos valores dos sinais vitais ocorrentes num ciclo regular e previsível de 24 horas.
Rizotomia divisão ou secção cirúrgica de uma raiz nervosa; usada na redução da espasticidade grave; divisão ou rompimento de uma raiz nervosa.
Rolfing método global de tratamento que consiste na intervenção manual profunda, introduzido pela bioquímica norte-americana Ida E Rolf, em 1967, e que postula que, através dessa manipulação, o fisioterapeuta busca o equilíbrio do corpo no campo gravitacional, aliviando, assim, dores musculares e alterações posturais.
Rolo de Bobath consiste num cilindro suficientemente grande, de mais de 1 m de comprimento até mais de 2 m, com diferentes espessuras, bem forrado com couro ou plástico, para aplicação na abordagem fisioterapêutica de reeducação neuromuscular.


Ronco som grave, devido à presença de secreções na traqueia e nos brônquios principais. Além de frequência, profundidade, ritmo e caráter, diversos padrões respiratórios distintos foram descritos. Também denominado estertor áspero. Os roncos enquadram-se entre os sons pulmonares patológicos denominados estertores secos. São sons contínuos, com timbre "raspante" grave, indicando a presença de secreção pulmonar aderida, broncoespasmo ou tumefação da mucosa bronquial, estando presente somente em brônquios de maior calibre. Provavelmente, são produzidos por um fluxo de ar de alta velocidade através das vias aéreas, sendo variáveis de acordo com a velocidade de tal fluxo aéreo.
Rotação lateral rotação de uma articulação, de modo que o membro (superior ou inferior) se vire para a lateral do corpo. Em geral, diz respeito ao quadril e ao ombro.
Rotação medial rotação da articulação, de modo que o membro (superior ou inferior) se volte na direção do corpo. Em geral, diz respeito ao quadril e ao ombro.
Rotação rítmica (RR) técnica terapêutica usada na facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) e no tratamento por neurodesenvolvimento (NDT) que envolve movimentos rotacionais passivos repetidos de um membro ou do tronco.
RPG (reeducação postural global) é um método manual, de cadeias musculares, para a prevenção e tratamento de algias musculoesqueléticas e alterações de postura, idealizado pelo físico e fisioterapeuta Dr. Philippe Emmanuel Souchard, no início da década de 1980, embasado nos estudos de 1947 da terapeuta corporal francesa Françoise Mézières.
RPPI respiração por pressão positiva intermitente; terapia de higiene brônquica e/ou expansão pulmonar — manutenção da pressão positiva dentro das vias aéreas durante toda a inspiração.
RTA reequilíbrio tóraco-abdominal. Método para tratamento das disfunções respiratórias baseado na reorganização biomecânica, através de alongamentos e fortalecimentos da musculatura respiratória.
RTCA reflexo tónico cervical assimétrico. Reflexo normal do lactente presente até por volta dos 6 meses de idade. Pesquisa-se esse reflexo virando-se a cabeça do bebé para um dos lados, e como resposta temos a flexão do membro inferior e membro superior do lado occipital e extensão do membro superior e membro inferior do lado facial.
RTCS reflexo tónico cervical simétrico. O estímulo para esse reflexo é a flexão ou extensão do pescoço. Quando o pescoço está em flexão, os membros superiores também estão flexionados e os inferiores estão em extensão. Quando o pescoço está em extensão, os membros superiores também estão em extensão e os inferiores estão em flexão.
RTL reflexo tónico labiríntico. O estímulo para esse reflexo é a posição da cabeça em supinação, resultando na extensão do tronco e dos membros, e, em pronação, ocasiona flexão do tronco e dos membros. Existe um máximo de tónus flexor na postura prona, e um máximo de tónus extensor na postura supina.
Rubor avermelhamento da pele; sinal primário de inflamação.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário