sábado, 27 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


T


Tosse assistida tosse estimulada por substâncias mucolíticas para fluidificar o catarro ou as secreções brônquicas.
Trabalho grandeza escalar que descreve a extensão em que uma força pode mover um objeto numa direção específica. O símbolo para trabalho é U, e sua unidade SI de medida é o joule (j).
Trabalho intermitente consta de exercícios realizados com períodos alternados de repouso, em oposição ao trabalho contínuo.
Tração força de distração aplicada às superfícies articulares, facilitando as respostas motoras fásicas.
Tração articular força permanente aplicada sobre segmento móvel. A força corretora pode ser representada por pesos ou pela gravidade.
Tração estática força de tração mantida aplicada e sustentada por um intervalo de tempo extenso. Pode ser contínua (prolongada) ou mantida.


Tractos extrapiramidais referentes aos tractos extrapiramidais dos neurónios do encéfalo, cuja lesão causa atetose ou ataxia. Esses tractos controlam os músculos voluntários.
Transdução processo pelo qual a energia é convertida de uma forma para outra.
Transecção medular separação do sistema nervoso supra-espinal do sistema espinhal devida à transecção medular.
Transferência mover de um lugar para outro. Em Fisioterapia, esse termo normalmente significa movimentar a pessoa de um tipo de equipamento de adaptação, como cadeira de rodas, para outro, como cama ou colchão elevado.Transferir o peso de um membro inferior ou superior para outro membro inferior ou superior; transferência de peso.
Translação movimento em que todas as partes do sistema são deslocadas por uma quantidade similar.
Transplante pulmonar substituição de 1 ou 2 pulmões, em caso de doença pulmonar avançada de diagnóstico reservado.
Transporte axonal movimento de material dentro de um axónio. Esse material pode ser movido tanto no sentido ortógrado (do soma para a sinapse) quanto retrógrado (da sinapse para o soma).
Traqueostomia abertura da traqueia através de pequena incisão cirúrgica realizada na face ântero-inferior do pescoço, por onde é introduzida uma cânula especial (cânula de traqueostomia) através da qual é possível insuflar oxigénio ou ar nos pulmões.
Tratamento funcional refere-se a uma função específica que foi perdida e está a ser reaprendida, ou a uma função que está a ser aprendida pela primeira vez.
Trato corticoespinal via descendente com impulsos de todo o córtex sensoriomotor.
Trato reticuloespinal via descendente da formação reticular que termina ao longo da extensão da medula espinhal, desde os segmentos cervicais até os segmentos lombares.
Trato rubroespinal via descendente do núcleo rubro para os motoneurónios da medula espinhal.
Trato tectoespinal via descendente que se origina nos neurónios no coliculo superior e provavelmente contribui para as reações de orientação da cabeça e do pescoço a estímulos visuais.
Trato vestibulospinal via descendente do núcleo vestibular lateral para os motoneurónios ipsilaterais.
Trauma conjunto de lesões ou alterações funcionais causadas pela ação de uma força externa.
Traumatismo craniano injúria ou golpe na cabeça, causado por uma força externa.
Traumatologia capítulo da medicina que estuda as lesões provocadas por traumatismos e inclui as lesões do sistema nervoso central, sistema digestório, circulatório, musculoesquelético etc.
Tremor agitação involuntária de uma parte ou de todo o corpo, caracterizada por oscilações rítmicas pequenas e rápidas, compatíveis com a execução de movimentos voluntários, ainda que lhe retirando parte da precisão.
Tremor de repouso aquele que está presente quando o segmento corporal envolvido está em repouso; tipicamente, desaparece ou diminui com o movimento voluntário.
Tremor intencional (cinético) ocorre durante os movimentos voluntários.
Tremor postural (estático) movimentos oscilatórios de um lado para outro, enquanto o paciente mantém uma postura ereta.
Tremor senil tremor que se apresenta em pacientes com idade avançada.
Tríade túbulo transverso e dois sacos laterais adjacentes do retículo sarcoplasmático.
Tríade de Charcot sintomas principais da esclerose múltipla: tremor intencional, fala escandida e nistagmo.


Triagem seleção, escolha.
Trifásico que possui três fases.
Trigger point miofascial foco irritável na estrutura do tecido mole, normalmente músculo, que, quando estimulado, frequentemente por deformação mecânica, alongamento, contração, ou palpação, gera dor referida.
Trofismo estado de volume dos músculos.
Trombo coágulo sanguíneo.
Tromboflebite oclusão inflamatória de uma veia profunda ou superficial com um trombo.
Trombose formação ou presença de um coágulo sanguíneo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo ou cavidade do coração; pode obliterar o fluxo do sangue. Se destacado, o trombo pode tornar-se num êmbolo.
Trombose cerebral formação de um coágulo sanguíneo num vaso sanguíneo que conduz ao cérebro.
Trombose coronariana formação de um coágulo numa das artérias que conduzem o sangue para o miocárdio.
Tronco cerebral componentes do sistema nervoso central entre o cérebro e a medula espinhal, incluindo medula oblonga, ponte e mesencéfalo.
Tropomiosina proteína de filamento fino envolvida na regulação da interação entre actina e miosina.
Troponina molécula de três componentes que forma parte do filamento fino e está envolvida na regulação da interação entre actina e miosina.
Tuberculose doença infecciosa do parênquima pulmonar causada pelo bacilo de Koch — Mycobacterium tuberculosis.
Tuberculose óssea infecção granulomatosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, que pode causar uma osteomielite ou uma artrite tuberculosa.
Túbulo transverso invaginações do sarcolema que facilitam uma comunicação rápida entre os eventos do sarcolema (potenciais de ação) e os miofilamentos localizados no interior da fibra muscular.
Tumor gómico tumor que se caracteriza pela extrema e bem localizada hiperestesia. Trata-se de uma hipertrofia do glomo neurónio arterial e localiza-se na maioria das vezes na região subungueal, local onde pode ser observado através da transparência da unha.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário