quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


S


Síndrome de concussão leve refere-se ao quadro em que há perda momentânea da consciência, ou confusão, devido a uma queda ou a um traumatismo craniano.
Síndrome de Costen também chamada de síndrome de dor/disfunção da articulação temporomandibular (ATM); caracteriza-se por dores na ATM, uni- ou bilateralmente, que pode irradiar-se pela face, couro cabeludo, pescoço e ombros; acomete principalmente mulheres acima dos 30 anos e com perfil psicológico tenso. Relaciona-se intimamente com alterações na oclusão, quer pela perda de dentes, quer pela diminuição ou alteração da dimensão vertical e de várias outras causas, somáticas e psíquicas, que se superpõem. O tratamento definitivo é a reabilitação oclusal, além de apoio psicológico.
Síndrome de Crouzon caracteriza-se pela deformidade cranial variável, hipoplasia da maxila, órbitas rasas com exoftalmia e estrabismo divergente. O caráter da deformidade cranial depende das estruturas afetadas, do grau de envolvimento e da sequência de fusão das suturas.


Síndrome de Cushing distúrbio endócrino provocado por excesso de esteróides adrenais ou supra-renais. Muitas vezes fatal, caracteriza-se por obesidade troncular, hipertensão, pletora (vermelhidão na face), hirsutismo, osteopenia e astenia.
Síndrome de Dandy-Walker o quadro consiste em hidrocefalia congénita dos lactentes devida à obstrução ou atresia da abertura mediana do quarto ventrículo e à abertura lateral do quarto ventrículo.
Síndrome de desconforto respiratório elenco de sinais e sintomas que se interpreta como uma doença das membranas hialinas dos alvéolos pulmonares; uma modalidade desse quadro, a síndrome de angústia respiratória idiopática (SARI), manifesta-se nas primeiras horas de vida, principalmente em prematuros, traduzida por intensa dificuldade respiratória, devida à deficiência do surfactante.
Síndrome de DiGeorge caracteriza-se pela ausência congénita do timo e das glândulas paratireóides; na região perioral, o filtro apresenta-se curto, a boca está arqueada e, ocasionalmente, ocorrem fissuras palatinas e candidíase mucocutânea crónica.
Síndrome de distúrbio vestibular envolve o vestíbulo da orelha; o paciente apresenta náuseas e tontura pelo movimento contínuo da endolinfa, vertigens paroxísticas, e outros sinais e sintomas vasculares, além de transtornos metabólicos.
Síndrome de dor não-articular caracteriza-se por distúrbios dolorosos não-localizados nas articulações, mas que afetam as estruturas periarticulares, como tendões, bainhas tendíneas, bolsas, tecidos conjuntivos e músculos.
Síndrome de Down defeito congénito causado por uma anomalia cromossómica; a pessoa acometida possui três cromossomos (trissomia) em lugar de dois normais, no par número 21 (por isso, também chamada trissomia 21); caracteriza-se por vários graus de atraso mental e traços físicos peculiares, como o crânio achatado, olhos oblíquos, macroglossia, mãos e pés grandes e outras anomalias.
Síndrome de Dubin-Johnson trata-se de um defeito congénito familiar da função excretora do fígado que produz uma icterícia leve, a presença de grande quantidade de bilirrubina no sangue e, com frequência, uma pigmentação escura dos hepatócitos; também chamada icterícia idiopática crónica.
Síndrome de dumping conjunto de sinais e sintomas que aparecem cerca de 30 minutos após uma refeição, entre os quais se incluem náuseas, sensação de calor, suor, palpitação, palidez, dor de cabeça, diarreia, dor na parte superior do abdómen e debilidade; provocada por esvaziamento excessivamente rápido do estômago, que em geral é consequência da perda do piloro por uma ressecção gástrica (gastroduodenectomia); também chamada síndrome pós-gastrectomia.
Síndrome de Eagle manifesta-se clinicamente por um alongamento do processo estilóide e/ou calcificação desse ligamento; manifesta-se por dores faciais e sensação de glubulus.
Síndrome de Eaton-Lambert síndrome miasténica geralmente associada a um tumor, em especial ao carcinoma de células da veia pulmonar; caracteriza-se por debilidade e dor nas extremidades, com movimentos peculiarmente lentos; o diagnóstico faz-se por eletromiografia.
Síndrome de Edward produto de uma trissomia 18f, resultando em várias malformações, como atraso mental, defeitos cardíacos, divertículo de Meckel, flexão anormal dos dedos e outros sinais clínicos.
Síndrome de Ehlers-Danlos trata-se de um transtorno hereditário caracterizado por hiperelasticidade da pele, fragilidade dos vasos cutâneos, hiperextensão das articulações e formação de nódulos pigmentados (tumor em forma de uva passa) no local em que se situa uma lesão cutânea.
Síndrome de Elkman o mesmo que osteogénese imperfeita. A osteogénese imperfeita é rara, caracterizada por fragilidade óssea, escleróticas azuis e surdez otoesclerótica; crê-se que seja transmitida como caráter autossómico dominante.
Síndrome de Ellis-van Creveld trata-se de uma displasia condroectodérmica, isto é, um transtorno hereditário caracterizado por extremidades curtas e tronco normal.
Síndrome de Falconer-Weddell (Síndrome costoclavicular) alterações vasculares do membro superior devidas à compressão intermitente do feixe neuromuscular situado entre a clavícula e a primeira costela.


Síndrome de Fanconi é um transtorno funcional dos túbulos renais que resulta em glicosúria, aminoacidúria generalizada, fosfatúria e acidose tubular renal; pode ser hereditária, como ocorre na cistinose, ou adquirida em consequência de numerosas causas, entre elas alguns fármacos, metais pesados ou processos patológicos como a amiloidose e outros.
Síndrome de Feer caracteriza-se, sobretudo, pelo sinal clínico conhecido como acrodínia, que se traduz como dores nas partes internas das regiões acrais, isto é, nas extremidades. O transtorno é observado em crianças e jovens e caracteriza-se por irritabilidade, estomatite, perda de dentes, insónia e enrijecimento dos dedos dos pés e das mãos, bochechas, nariz e nádegas.
Síndrome de Frolich caracteriza-se, sobretudo, por uma distrofia adiposogenital, obesidade e hipogonadismo, originária de um tumor adeno-hipofisário com possível invasão do hipotálamo.
Síndrome de Gaisbock hipertensão e policitemia sem esplenomegalia que ocorre em homens de raça branca e idade média; a policitemia é relativa, com um número de eritrócitos normal, mas um volume plasmático diminuído (hematócrito menor do que 45%).
Síndrome de Gardner condição hereditária de polipose do reto e colo, juntamente com quistos e tumores da pele e dos ossos; transmite-se como caráter autossómico dominante; mais de 50% dos pacientes desenvolve um carcinoma de colo até os 40 anos de idade, recomendando-se a colectomia como tratamento profilático.
Síndrome de Goldscheider manifesta-se por uma forma distrófica de epidermólise bolhosa que deixa cicatriz. A epidermólise bolhosa é um distúrbio caracterizado pelo aparecimento de bolhas na epiderme e nas mucosas, em locais submetidos a pequenos traumatismos. Conhecida também como síndrome de Waardenburg-Kkin.
Síndrome de Greig quadro clínico em que o paciente apresenta hipertelorismo ocular, atraso mental e outras anomalias.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário