domingo, 16 de novembro de 2014

Pré-hipertensão aumenta risco de acidente vascular cerebral

       
Uma medição normal da pressão arterial situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Uma pressão arterial elevada é igual ou superior a 140/90 mmHg.

       A pré-hipertensão situa-se entre os valores de pressão arterial normais e elevados.

     Um estudo publicado na revista Neurology analisou um conjunto de 12 estudos prévios, que analisaram mais de 500.000 pessoas sem história de doença cardíaca ou de acidente vascular cerebral, concluindo que as pessoas com pré-hipertensão apresentavam uma probabilidade 55% superior de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com as pessoas com uma pressão arterial mais baixa.

        Isto foi verdade mesmo depois dos números terem sido ajustados para tomar em consideração os hábitos tabágicos e outros factores que aumentam o risco de acidente vascular cerebral.

       Posteriormente, os investigadores dividiram as pessoas com pré-hipertensão em dois grupos:

  • Os valores da pressão arterial próximos do limite inferior, entre 120/80 mmHg e 129/83 mmHg, não estavam associados a um risco mais elevado de acidente vascular cerebral. O risco mais elevado foi observado nas pessoas que tinham medições entre 130/85 mmHg e 139/89 mmHg.
  • A pré-hipertensão nos idosos NÃO aumentou, por si só, o risco de acidente vascular cerebral.


O que fazer para melhorar os valores de tensão arterial?


       Possivelmente devemos abandonar a noção de que uma pressão arterial normal corresponde a um conjunto de valores específicos. Em vez disso, necessitamos ter em consideração se uma determinada pressão arterial é desejável uma certa pessoa.

       Por exemplo, se tiver um colesterol elevado e se fumar, necessita definitivamente de ter a pressão arterial mais baixa que consiga alcançar.

        Não existe um objectivo específico no que diz respeito aos valores até onde se deve baixar a sua pressão arterial, não dizendo com isto que deva tomar medicamentos para reduzir a pressão arterial se as suas medições forem inferiores a 140/90 mmHg.

          As alterações do estilo de vida são o caminho a seguir. Em primeiro lugar, se fumar, deixar este hábito constitui a principal prioridade.

          Ouvirá isto vezes sem conta, mas a dieta e o exercício físico resultam realmente.
           
  • Procure manter um peso saudável.
  • Os vegetais e a fruta devem constituir metade de cada refeição. As batatas não contam como vegetal.
  • A outra metade deve conter proteínas saudáveis e hidratos de carbono constituídos por cereais integrais.
  • Reduza a ingestão de sal. Utilize uma quantidade ligeiramente menor de sal todos os dias e rapidamente irá apreciar os alimentos tanto quanto gostava antes.
  • Beba água em vez de bebidas açucaradas.
  • Mantenha-se fisicamente activo, tanto quanto puder, todos os dias.
  • Pratique pelo menos 30 minutos de exercício físico de intensidade moderada na maior parte dos dias da semana.
            
      Estas alterações irão não só reduzir a pressão arterial como irão também, quase de certeza, reduzir o seu colesterol total.

         E o mais importante é que estas alterações irão reduzir o seu risco de acidente vascular cerebral, de ataque cardíaco, de insuficiência cardíaca, de diabetes e de insuficiência renal.

Adaptado de: Portal da saúde


Lee M, Saver JL, Chang B, Chang KH, Hao Q, Ovbiagele B. Presence of baseline prehypertension and risk of incident stroke: a meta-analysis. Neurology 2011 Oct 4;77(14):1330-7


Sem comentários:

Enviar um comentário